quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Memórias

 


Helíaco I e Helíaco II (anima / animus) 

 Medalha de prata no 1° salão Internacional de Artes Casa de Espanha.

"Mô Merchak, suas esculturas são sobretudo, um tema poético ao corpo sutil; corpo liberto da prosaica densidade e, por isso mesmo, capaz de transpor as belezas da harmonia, do equilíbrio e do ser animado pela consonância dual de sua essência. Não precisaríamos falar mais, não fosse para destacar sua paixão imaterial - sumo dos artistas - é, sem dúvida, o vetor da inspiração e da sua busca." texto de Renato Farias de Carvalho

Este trabalho de baixo relevo, cujo material usado foi o plastique que possui uma boa resistência e pátina imitando bronze.

A concepção destas esculturas foi baseada nos arquétipos Animus e Anima que "são os condutores respectivamente da consciência feminina e da consciência masculina para o mundo interior. Jung denominou a contraparte feminina do homem de Anima (alma) e a masculina da mulher de Animus (alma masculina), considera-os arquétipos contrassexuais; modos simbólicos de percepção e comportamento. Embora partes constituintes de si mesmos, por serem inconscientes, a feminilidade no homem e a masculinidade na mulher em geral são mal desenvolvidas e por esse motivo, referidas por Jung como feminilidade inferior de um homem e masculinidade inferior de uma mulher – inferior por estar por trás da personalidade consciente de uma pessoa e por funcionar de modo imperfeito. Apesar disso, têm o papel de guia para o inconsciente, conduzindo a pessoa a uma compreensão mais profunda de seu mundo inconsciente" (HOPCKE, 2012, p.105).

Segundo Jung, cabe enfatizar que a Anima compensa a consciência masculina; o Animus compensa a consciência feminina (JUNG, 1987, p. 81). O inconsciente não tolera desvio do centro de gravidade na relação compensatória entre essas instâncias (idem, pp. 68-9). Requer que cada componente desses pares seja considerado no viver humano que pretenda a individuação, a realização do Si-mesmo.

O que justifica a inversão das figuras humanas ligadas aos astros, Sol e Lua, na minha obra representando o inconsciente masculino e feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário